Nos dias 19 e 20 de junho, dirigentes sindicais se reuniram na sede campestre do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba para discutir a reestruturação produtiva e as novas relações de trabalho. O evento, organizado pela IndustriALL Global Union, teve como foco a intensificação da atuação sindical para garantir que os trabalhadores se apropriem das novas tecnologias e melhorem suas condições de vida e trabalho. Entre as pautas do encontro estavam a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário e a reorganização das células, linhas e montagens.
A Gestão Metalurgente, representada pelo presidente Claudir Messias da Rosa e pelo diretor Jefferson Leandro Gomes Palhão (Miudinho), marcou presença no Seminário Regional de Educação e Organização para Negociação Coletiva da Reestruturação Produtiva. Participaram dirigentes ligados ao Departamento dos Metalúrgicos da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina e Paraná (CNM/CUT – SC/PR), além de representantes da CUT e da Força Sindical dos setores metalúrgico, alimentação, têxteis e vestuário, e químicos.
Foram trocadas experiências sobre a reorganização das células, linhas e montagens, e discutido o papel dos sindicatos na reestruturação produtiva. Um dos casos compartilhados foi o da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, que tentou reduzir o número de postos de trabalho, mas as mobilizações sindicais impediram essa ação. Outro exemplo significativo foi o da Renault em Curitiba.
O presidente Claudir Messias da Rosa destacou a importância do evento: “Foi um momento importante para trocarmos experiências e fortalecermos nossa atuação sindical frente às mudanças do setor produtivo.”
Jefferson Leandro Gomes Palhão (Miudinho) também ressaltou os desafios e a importância da união sindical: “Estamos diante de uma reestruturação produtiva que exige uma atuação firme e coordenada.”