20.2 C
Ponta Grossa
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasDireção do Sindicato participa da Conferência Nacional por uma Indústria Sustentável

Direção do Sindicato participa da Conferência Nacional por uma Indústria Sustentável

Nos dias 25 e 26 de setembro, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa, na pessoa de seu presidente, Claudir Messias da Rosa, marcou presença na I Conferência Nacional por uma mineração, siderurgia e metalurgia básica à serviço dos (as) trabalhadores (as). O evento reuniu representantes de mais de 2,5 milhões de trabalhadores da indústria de mineração, siderurgia, metalurgia básica e transporte de minérios, com o intuito de contribuir com propostas para a valorização da indústria brasileira.

A conferência contou com a participação de sindicatos filiados à CNQ-CUT, CNM-CUT, CNTTL, FITEM e FITF da CUT, organizações que representam uma parcela significativa dos trabalhadores e trabalhadoras do setor.
Propostas para um Novo Ciclo de Desenvolvimento Industrial

O documento “Propostas para um novo ciclo de desenvolvimento industrial” apresentado na conferência tem como objetivo recuperar a capacidade de produção da indústria brasileira nos próximos 10 anos. A meta é reestabelecer o Brasil como um dos principais fabricantes industriais do mundo, transitando de uma economia extrativista exportadora para uma sociedade industrial moderna.

Além da reindustrialização, o plano busca atender às necessidades urgentes da população, garantindo soberania nacional e o fornecimento de bens e serviços essenciais para elevar o padrão de vida da sociedade brasileira.
Compromisso com a Valorização dos Trabalhadores

O plano propõe a geração de empregos de qualidade, políticas para redução das desigualdades no mercado de trabalho e a promoção da inclusão de segmentos populacionais historicamente excluídos.
Desenvolvimento Sustentável e Ambientalmente Responsável

A reindustrialização proposta busca um novo modelo de desenvolvimento que considere as necessidades básicas da classe trabalhadora e promova a transição para uma indústria mais sustentável. O plano enfatiza a importância da transição energética e a redução do impacto socioambiental, garantindo um processo justo para trabalhadores, comunidades e meio ambiente.

Contribuição para a Retomada da Indústria Brasileira
O Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa destaca a importância do plano como uma contribuição para a retomada da indústria brasileira, orientada para o atendimento de demandas sociais, a soberania e segurança em segmentos estratégicos, além de ser uma alavanca fundamental para o crescimento econômico, desenvolvimento social e sustentabilidade do território.

10 Diretrizes Gerais e 39 Ações Prioritárias

O plano apresenta 10 diretrizes gerais e 39 ações prioritárias para o setor de Mineração, Siderurgia e Metalurgia Básica. Entre as propostas estão a criação de comitês de política industrial, a garantia de condições de trabalho e direitos básicos em escala nacional, o incentivo à inovação tecnológica, a valorização do poder de compra governamental, entre outras.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa se compromete a trabalhar em conjunto com as demais entidades e órgãos para transformar essas propostas em ações concretas que beneficiem os trabalhadores, as comunidades e o desenvolvimento do país.
Para acessar o documento completo “Propostas para um novo ciclo de desenvolvimento industrial”, clique aqui: Conferência siderurgia.

Mais
Ponta Grossa
nuvens quebradas
20.2 ° C
20.2 °
20.2 °
61 %
0.6kmh
78 %
ter
22 °
qua
24 °
qui
23 °
sex
27 °
sáb
19 °

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_img