25.2 C
Ponta Grossa
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasJornada de quatro dias é testada em Portugal

Jornada de quatro dias é testada em Portugal

A semana de trabalho de quatro dias, sem redução salarial, tem sido testada com sucesso em Portugal e outros países. O governo português apoia um projeto-piloto que busca promover um debate nacional sobre novas formas de gestão do tempo de trabalho. As empresas que participaram dos testes relataram ganhos em produtividade e qualidade de vida para os funcionários.

A organização global “4 Day Week” realizou testes em 61 empresas do Reino Unido, e 92% delas decidiram continuar com a semana de quatro dias após os resultados positivos. Houve uma redução significativa nos casos de esgotamento profissional (burnout) e muitos funcionários preferem manter essa jornada, mesmo sem aumento salarial.

O projeto-piloto será realizado no Brasil a partir de setembro, com empresas privadas voluntárias. O objetivo é buscar ganhos de produtividade e também melhorar questões como igualdade de gênero, saúde mental e qualidade de vida. Universidades brasileiras também participarão na coleta de dados para avaliar os resultados.

No Brasil, os bancários têm lutado pela jornada de quatro dias, sem redução de salário, para melhorar a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. Embora a proposta ainda não tenha sido implementada, a categoria continua a reivindicar essa mudança nas negociações com a patronal.

A perspectiva é positiva, e acredita-se que, com mais empresas adotando o modelo de quatro dias de trabalho, o cenário pode mudar, proporcionando mais oportunidades para as pessoas trabalharem menos horas sem prejudicar seus salários, resultando em benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.

Mais
Ponta Grossa
céu limpo
25.2 ° C
25.2 °
25.2 °
42 %
1.5kmh
0 %
dom
25 °
seg
26 °
ter
22 °
qua
26 °
qui
25 °

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_img