12.5 C
Ponta Grossa
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasMetalurgente em Brasília – Presidente do Sindicato fala com ministros de Estado...

Metalurgente em Brasília – Presidente do Sindicato fala com ministros de Estado sobre o setor metalúrgico

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa e Região, Claudir Messias da Rosa, integrou comitiva da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) em visita à Brasília para falar com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.

Dentre os assuntos tratados com o ministro, está a construção de um grupo de trabalho tripartite formado entre trabalhadores, empresários e governo federal para atuar no impulsionamento da indústria nacional siderúrgica, valorizando a produção nacional, reforçando o papel dos trabalhadores no processo produtivo e enfrentando a concorrência desleal com o aço importado do exterior.

“O Brasil precisa de uma indústria forte, competitiva e que valorize o trabalhador. A Região dos Campos Gerais tem um protagonismo histórico na metalurgia e as decisões tomadas em nível federal afetam diretamente o mercado em Ponta Grossa e nas cidades vizinhas. Por isso é importante defender a indústria nacional e proteger os empregos aqui”, disse Claudir.

A comitiva também abordou outras pautas importantes, como o setor eletroeletrônico e a transição energética. Além disso, o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, ressaltou a importância do diálogo sobre a desoneração da folha e a necessidade de aprofundar o debate sobre os impactos no sistema previdenciário.

Depois do encontro com Alckmin, a comitiva se reuniu com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, destacou a discussão sobre perícia médica, doença ocupacional e aprofundamento do debate sobre os impactos da desoneração da folha no sistema previdenciário. O ministro comprometeu-se a encaminhar duas comissões para debater essas questões, evidenciando a importância dada às preocupações levantadas.

Posteriormente, a comitiva dirigiu-se à Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, onde abordaram o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Destacaram a relevância do PAC na indústria nacional, incluindo o Qualifica-PAC para formação de mão de obra. O presidente da CNM/CUT ressaltou a importância de construir grupos de trabalho com os trabalhadores, incluindo o Macrossetor da Indústria da CUT, expressando o desejo de participar do desenvolvimento nacional com direitos, trabalho decente e renda.

Mais
Ponta Grossa
chuva fraca
12.5 ° C
12.5 °
12.5 °
94 %
3.4kmh
100 %
sáb
14 °
dom
17 °
seg
15 °
ter
14 °
qua
14 °

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_img