19.2 C
Ponta Grossa
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioNotíciasProfessor da rede estadual lança livro que aborda racismo estrutural

Professor da rede estadual lança livro que aborda racismo estrutural

É no início da juventude que muitos de nós vivemos a primeira paixão, mas quando fazemos um recorte racial essas relações se tornam mais complexas. “Joaquim, Negra Sim” é uma obra literária de Jester Furtado dedicada ao público infantojuvenil, e narra a história de um amor afrocentrado. O lançamento acontece na quarta-feira do dia 21 de fevereiro e vai contar com sessão de autógrafos no SESC Estação Saudade.
No livro, Joaquim vive seu primeiro conflito com as questões raciais em uma conversa despretensiosa com o tio – que acaba reproduzindo argumentos preconceituosos – dentro do próprio lar. O garoto precisa lidar, mesmo ainda sem entender, com o racismo estrutural que impõe padrões e contribui para a solidão da mulher negra. “Joaquim chama atenção para o inimigo invisível, discreto e naturalizado”, afirma Jester.
Além do evento de lançamento, também acontecerá uma ação de contrapartida social. O evento será na quinta-feira do dia 22/02 a partir das 19h no SINTESPO. O autor fará um bate-papo com Nilvan Laurindo Sousa, que é doutora em educação, especialista em cultura e história, e tem vasta experiência na área de gênero e raça.
Na ocasião do lançamento os livros serão vendidos a preço promocional e haverá intérprete de libras. O Projeto é realizado com incentivo do programa estadual de fomento e incentivo à cultura/profice – Secretaria do Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Com captação da Sauí Responsabilidade Social, o projeto recebeu incentivo da Copel
Serviço: Lançamento do livro “Joaquim, Negra Sim”
Data: 21/02
Local: SESC – Endereço: R. Fernandes Pinheiro, 77 – Centro, Ponta Grossa
Horário: 18h30 às 20h30
Rede social: Livro | Joaquim, Negra Sim (@joaquimnegrasim) • Fotos e vídeos do Instagram
Contrapartida social:
Data: 22/02
Local: SINTESPO – Sindicato dos Técnicos e Professores da UEPG
Rua Teixeira Mendes, 1742 – Uvaranas – Ponta Grossa (ao lado do Colégio Agrícola)
Horário: 19h
Mais
Ponta Grossa
céu limpo
19.2 ° C
19.2 °
19.2 °
66 %
1.2kmh
0 %
dom
19 °
seg
26 °
ter
22 °
qua
27 °
qui
25 °

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

spot_img